Europeus compram lugar ao sol no Nordeste brasileiro
28/09/2007
O que começou com uma aventura de estrangeiros que compravam terrenos para experimentar "a vida nos trópicos", no início dos anos 1990, está se transformando em uma onda de turistas em busca de sol, diversão e um toque do charme brasileiro.
Os investidores estão gastando bilhões de dólares para construir a casa de veraneio de europeus, o que alimenta o boom imobiliário na região considerada mais carente do país. Os preços em algumas áreas aumentaram até dez vezes em seis anos.
Pelo menos 80 mil residências estão sendo construídas para estrangeiros no Nordeste, de acordo com a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico (ADIT) na região.
Espanhóis, portugueses e italianos estão entre os principais compradores, mas novos vôos fretados estão trazendo clientes da Escandinávia e da Grã-Bretanha, um dos maiores mercados de segunda moradia.
No Rio Grande do Norte, o aumento da construção civil está causando gargalos de infra-estrutura.
O grupo espanhol Sanchez começa a construir em dezembro um complexo no valor de 1 bilhão de euros em Natal, incluindo 20.000 residências, oito hotéis e cinco campos de golfe.
Notícia da Reuters
Eles já nos tiraram o pau-brasil,
escravizaram nossos índios,
acharam o ouro pelo qual tanto procuravam e nos deixaram sem nada.
Exploraram nossas terras e promoveram um processo de aculturação,a principio forçada.
Agora vêm lavar dinheiro em nossas águas,buscar o sexo que "emana da nossa latinidade" e acabar com a nossa riquissima natureza que "ainda tem muito a dar".
Trocamos tudo,sem pensar no futuro próximo,por papel moeda.Entregamos tudo de bandeja.Ajudamos a promover uma recolonização nordestina por conforto momentâneo.