terça-feira, 26 de agosto de 2008

EsTAMos parados no tempo




CONSTRUÇÃO DO ANTIGO TEATRO CARLOS GOMES
(Atual Teatro Alberto Maranhão - Bairro Ribeira)
Foto: Dr. Manoel Dantas

"Ribeira em 1904
As ruas da Ribeira eram as mais chiques e movimentadas de Natal, no início do século passado. A Rua Dr. Barata era o "point" da época, com suas lojas famosas, barbearias, livrarias e cafés. Os homens andavam de coletes, casacas e cartolas, que eram a última moda no Rio de Janeiro, Capital da República. As mulheres andavam de corpetes apertados, fazendo cinturinha de pilão, chapéus enormes e sombrinhas. Os meninos vestidos de marinheiro, e as meninas usando vestidos de organdi, com laço de fita nos cabelos. Os bondes de tração animal subiam, vagarosamente, a ladeira para a Cidade Alta, conduzidos pelos hábeis motorneiros. Em Natal, não existiam os tílburis..."



1904 foi também o ano da conclusão do TAM,a população natalense não passava dos 50 mil habitantes
26.08.08

"Para quem estava com saudades do palco de um dos maiores templos da cultura potiguar,(leia-se como o único de futuro) nesta terça-feira (26), às 20h30 a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte apresenta seu IV Concerto Oficial da Temporada 2008, marcando o primeiro evento do Teatro Alberto Maranhão após seu fechamento temporário para reparos estruturais. Strauss, Mozart e Beethoven, repertório característico do chamado período clássico, onde a perfeição da forma e a mistura de elementos cômicos e sérios eternizaram os nomes que serão tocados na apresentação da noite. A regência é do Maestro André Muniz."
http://canais.digi.com.br/noticias/2008/08/26/orquestra_sinfonica_na_reabertura_do_tea

2008, a capital potiguar abriga quase 1 milhão de cidadãos e um teatro com capacidade para 700 pessoas continua sendo o principal palco para os espetáculos mais refinados que se propõem a visitar nossa cidade.
Bem que o Terreiro da Vila ou a Vila Folia podia dar uma investidazinha com o dinheiro que tá sobrando de tanto Vôo né...
Fundação José Augusto...dá um help ai!

2 comentários:

  1. *Quando se tem um espetáculo refinado para abrigar nesse palco ne?!*
    Por falar nisso, eu ouvi falar que a 'reabertura' do teatro ia ser cm um show de shaolin(verdade ou nao, eu nao sei)! Mas se for verdade... é realmente uma BOA mostra cultural nao acha? Uma mostra clara da nossa arte invejável! Fico besta como a nossa cidade tem essa determinação em fazer as pessoas se interessarem por coisas que acrescentem algo!
    Fico BESTA!
    ¬¬

    :*

    ResponderExcluir
  2. O problema é: o que você acha que "bomba" mais?
    Uma trivela do Asa ou um concerto?
    Patrocinadores não tão nem ai pra cultura, se interessam no que é mais rentável.
    E mesmo se estivessem, eles poderiam baratear ao máximo a orquestra, mas as pessoas prefeririam dar uns 70 reais num show "bombante".
    Incrível, né?

    ResponderExcluir